CONVITE | Aniversário de 32 anos da UJS

A Direção Municipal da #UJSSobral tem a honra de convidar todos os militantes e simpatizantes da Gloriosa #UJS para uma pequena confraternização (descrição na imagem).



Em Brasília ainda era tempo da ditadura das fardas militares. Pelo país, a campanha das Diretas Já, mobilizando milhões de pessoas, fazia soprar o vento da redemocratização.
Na Assembleia Legislativa de São Paulo, centenas de jovens do país inteiro se encontraram no dia da juventude, 22 de setembro. O manifesto lido na tribuna anunciava: “Somos jovens operários, camponeses, estudantes, artistas e intelectuais. Buscamos o futuro e a liberdade, os direitos que nos são negados, a esperança banida, a vontade subjugada”. Aqui começa a história da União da Juventude Socialista.
Conscientes de que não bastavam somente as lutas cotidianas pela educação, por aumento de salários e por direitos imediatos, os mais de 600 jovens presentes afirmaram a necessidade de luta por um Brasil socialista. Apesar de muito jovens, eram combatentes experimentados nas lutas estudantis, sindicais e populares.
Aldo Rebelo, ex-presidente da UNE, antes da leitura do manifesto “Em defesa da juventude e do socialismo”, propôs que o poeta abolicionista Castro Alves fosse eleito patrono da entidade e que o manifesto tivesse seus versos na abertura.



0 comentários: